Homens que comem muito fast food têm problemas de fertilidade, afirma pesquisa americana

Alimentos processados podem afetar na quantidade e qualidade de espermatozoides.

O grande consumo de fast foods e alimentos processados pode afetar a fertilidade masculina, revela pesquisa da Universidade de Harvard. Uma dieta rica em alimentos como pizza, hambúrguer, batata frita e refrigerantes tende a prejudicar a função testicular de adolescentes do sexo masculino, diminuindo a quantidade e qualidade de espermatozoides presentes na ejaculação.

Isso acontece porque as células reprodutivas masculinas acabam morrendo pelo excesso de estresse oxidativo oriundos dessa comida processada. Por outro lado, aderir a uma dieta baseada em alimentos saudáveis aumenta significativamente a contagem quantitativa e qualitativa de espermatozoides.

A pesquisa foi feita a partir de exames médicos e entrevistas com homens jovens adeptos a diferentes dietas. Os melhores resultados foram encontrados naqueles que seguem a rotina alimentar chamada “prudente”, ou seja, baseada em frango, peixe, legumes e frutas, e a “vegetariana”, baseada em vegetais, leite de soja e ovos. Os que seguem a dieta “ocidental”, com grande consumo de carne vermelha, processados e açúcares, os testes indicaram células produtoras de espermatozoides quase esgotadas.

A pesquisa traz um resultado preocupante, porque, infelizmente, as células produtoras de espermatozoides quando mortas não podem ser recuperadas. A recomendação é aderir a alimentos como carnes brancas, frutas e legumes, a fim de garantir níveis saudáveis de fertilidade.

Fonte: Fertility and Sterility. ASRM (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva). Agosto de 2019.

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

(21) 99224-5594
  • endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • email: [email protected]

Siga-nos